domingo, 16 de maio de 2010

Afinando e Desafinando... Por quê?



"O importante e bonito no mundo é isso: que as pessoas não são sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam". (Guimarães Rosa)

A idéia de um Blog esteve presente em minha vida desde quando "descobri" a internet, antes mesmo de existir (ou conhecer) orkut, facebook, twiter, e semelhantes (mais precisamente desde os 16 anos de idade, o que nem faz tanto tempo...rs).
Mas faltava-me tempo (?), assunto e, principalmente, paciência.

A paciência, tenho aprendido a cultivar. O tempo, tenho aprendido a organizar. E o assunto...bem, o assunto surgiu em uma daquelas caixinhas que quase todos tempos, onde guardamos cartas, fotos, a embalagem do Sonho de Valsa que ganhamos de uma pessoa especial, dentre outras coisas.
Revirando minha caixa(de Pandora?), encontrei a frase com a qual iniciei o post. A frase, retirada de um livro que li quando cursei a disciplina "Psicologia Aplicada à Nutrição" no ano de 2006, me chamou a atenção para essa questão da dinâmica da vida.

Todas as experiências que vivemos, exitosas ou não, são válidas e extremamente importantes para a construção da personalidade humana e por que não escrever sobre as experiências que vão me "afinando e desafinando"?

Em uma das leituras que fiz sobre a frase, encontrei que “afinar e desafinar” é algo que está na natureza dos instrumentos, das pessoas, da vida, um ciclo que nunca termina, começa e recomeça. Nossa cultura ocidental acaba nos fazendo conformar com a idéia de que as coisas se dão de maneira linear, cumulativa, estática; a linha da vida é simples, se nasce, se cresce, se envelhece e se morre. Mas quando penso no que essa frase de Guimarães diz, vejo que, na verdade, afinar e desafinar é um movimento que todos nós fazemos todos os dias, todas as horas, todos os minutos. Afinando a desafinando, nós, como pessoas, vamos mudando, isso é um fato; e nunca chegaremos ao fim enquanto existirmos" (Karina dos Santos Cabral - http://blog.mafaldacrescida.com.br/?p=72&cpage=1#comment-94529)

Enfim, o blog destina-se à isso: a breves (ou não) relatos sobre música, alimentação e nutrição, artesanato, literatura, e tantos outros aspectos que me interessam e formam minha personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário